Tudo sobre Plotagem de Veículos

Plotagem de veículos é qualquer serviço que envolve a aplicação de adesivos na lataria de automóveis, trailers, caçambas, tanques, entre outros. Os adesivos utilizados para impressão ou recorte na maioria das vezes são da linha automotiva, pois em serviços de plotagem geralmente são priorizados os aspectos de qualidade e de durabilidade.

As empresas utilizam este tipo de estratégia primeiramente pela divulgação da empresa. Um material como este leva o nome e identidade visual da marca, portanto facilita o reconhecimento da empresa mesmo fora de seu local de trabalho. Além disso, as pessoas notam que a empresa possui um certo capricho e preocupação, o que por consequência aumenta a sua confiabilidade. A plotagem também é muito útil para personalização de frotas de veículos, como caminhões de correio, bombeiros, viaturas de polícia, frotas de ônibus, assim como a plotagem de qualquer veículo corporativo como carros comerciais. Podemos ver que a plotagem de veículos, além de ser uma ótima fonte de faturamento para as Empresas de Comunicação Visual, também possui um papel social, que é a de caracterizar cada um destes diferentes tipos de veículos em circulação.

É extremamente necessário que o administrador fique atento a algumas questões, como o controle da sua produção ao envelopar um carro, pois é um serviço que demanda muito tempo do aplicador, sendo necessário realizar o registro deste tempo para calcular o total da mão de obra consumida, para assim saber se o serviço teve ou não algum lucro.

Para fazer uma plotagem de qualidade, são utilizados adesivos impressos e adesivos de recorte, de modo que o projeto seja atendido por completo. A regra geralmente é utilizar adesivos de recorte da linha automotiva para plotar cores sólidas e textos, enquanto que o adesivo impresso é utilizado para imagens impressas. Estes materiais são preparados pelo impressor de acordo com o projeto feito pelo arte-finalista, e então é encaminhado ao setor de aplicação, que pegará o carro limpo e fará a aplicação, seguida de acabamento. Para projetos a longo prazo, o material passa por um processo de verniz automotivo, que aumentará a resistência da plotagem.

Venda e Produção

E muitos casos, não existirá projeto por parte do cliente. Neste tipo de situação, o vendedor solicitará uma descrição da plotagem, com detalhes por exemplo se possuirá logo nas laterais, adesivo perfurado na traseira, se o carro será envelopado parcialmente, etc. Logo após isso, são tiradas as medidas do veículo e batidas fotografias das partes laterais e traseiras do veículo, de modo que o vendedor consiga fazer um esboço para orçamento. Com base nas informações e nas fotos, em conjunto com as medidas, o vendedor estará definindo os processos para a confecção dos materiais, que por consequência definirá qual o tipo de adesivo será utilizado.

O cálculo do preço final é feito baseado no consumo de adesivos, nos acabamentos, e na mão de obra que será utilizada. É importante que a precificação deste serviço seja feita corretamente, pois exige mão de obra por parte de qualquer aplicador, devido à necessidade de acabamento no veículo.

Com o valor passado e a negociação feita com o cliente, o material será enviado para a linha de produção. Entre os setores responsáveis por este serviço estão:

  • Criação de Arte
  • Impressão
  • Aplicação
  • Verniz Automotivo

Cada um destes centros de trabalho possui diferentes responsabilidades de acordo com seus processos.

Setor de Criação de Arte

O setor de criação de arte recebe o esboço do projeto do vendedor, baseado no que foi combinado com o cliente. Com base nas descrições do projeto, o designer produzirá a arte. Como o projeto será feito para um veículo, é muita importante que a imagem seja feita utilizando uma imagem real do veículo em questão, pois modelos diferentes possuem acabamentos distintos, portanto as informações podem estar sendo dimensionadas de maneira incorreta. Por conta disso, a arte sempre é feita com base na área útil de envelopamento do carro.

Com a arte final pronta, ela é passada ao cliente para aprovação, e com o projeto aprovado, ele é passado para a fase fechamento do arquivo. Para o fechamento é muito importante que sejam conferidas as medidas passadas pelo vendedor. Se tudo estiver correto, o arte-finalista deve preparar o arquivo para a confecção dos materiais. Qualquer adesivo que será receberá acabamento com estilete deverá ter uma sobra na imagem, de modo que o aplicador consiga trabalhar com o material sem existir a chance de o adesivo ficar menor do que a área de aplicação, ou até muito justo, pois isto pode causar retrabalho e a necessidade de reimpressão do adesivo.

Além destes procedimentos, é importante que, após realizar a aprovação da arte, o arte-finalista defina juntamente com o cliente quais serão as cores dos adesivos de recorte que serão consumidas utilizando um catálogo de adesivos. Estas informações serão passadas ao impressor, que irá verificar se existe estoque deste material na empresa. Este processo também pode ser feito utilizando um Sistema ERP competente, pois o controle de estoque é um dos fatores mais importantes para o sucesso da empresa, principalmente se o seu ramo for comunicação visual. Com base nestas informações, é combinado um prazo para o cliente deixar o veículo na empresa. Neste meio tempo, o material é passado para a impressão, para que possa ser deixado pronto conforme o planejamento da aplicação.

Setor de Impressão

O setor de impressão segue os mesmos princípios e cuidados dos adesivos impressos e adesivos de recorte. As questões mais importantes para o setor de impressão são a seleção correta dos materiais e o planejamento de produção. Para a seleção dos materiais, é necessário verificar a arte feita pelo responsável da criação e seguir exatamente as descrições, pois além do aspecto visual, foram responsáveis pela formação do preço de venda e pelo planejamento do estoque.

Para fazer um material de qualidade, é necessário que haja uma conferência das cores impressas, para verificar se estão similares às cores da arte. Também deve existir uma atenção extra com relação às dimensões do material. Conferir as medidas que estão na máquina é uma medida de segurança muito útil para evitar perda de grandes quantidades de material. Ao finalizar a confecção dos materiais, todos eles são entregues ao setor de acabamento juntamente ao projeto e a OS.

Setor de Aplicação

Quando o veículo chega, o setor de acabamento faz uma verificação em sua lataria para identificar se existe alguma imperfeição aparente. Neste momento, o ideal é ter um checklist para anotação de todos os pontos como uma forma de garantia de responsabilidade do cliente. Após anotar todos os pontos importantes, o cliente deve assinar e concordar com o termo, para que o serviço possa ser realizado. O veículo precisa estar limpo para ser plotado, pois a poeira tira a aderência da lataria, portanto neste passo também é verificado se o veículo está sujo.

Com tudo pronto, o aplicador iniciará o serviço utilizando como base o projeto recebido pelo arte-finalista. Primeiramente será feita a preparação do material, onde os adesivos serão refilados descartando tudo o que não será utilizado. Em seguida é iniciada a aplicação do adesivo, primeiramente será aplicada a parte do fundo, e depois será finalizado aplicando os textos e adesivos menores, como as logos. Junto com a aplicação é feito o acabamento em estilete em todos os vincos do veículo, pois qualquer adesivo sem acabamento pode acabar fazendo o restante descolar.

É muito importante que o responsável pela aplicação siga exatamente o que está no projeto, levando em consideração os posicionamentos, alinhamento dos textos e das imagens. O acabamento também deve ser delicado, pois deve ser preciso ao ponto de não riscar a tinta do carro com o estilete e deixar o adesivo seguro para manter pelo menos por alguns anos.

Verniz Automotivo

Após finalizar os processos de aplicação e acabamento, caso seja solicitado pelo cliente, o veículo passará por um processo de envernizamento. O verniz automotivo aumenta a durabilidade e dá um aspecto de alto brilho para o adesivo. Para realizar este processo, é feito um procedimento de isolamento de toda a lataria do carro, para deixar exposto apenas o adesivo aplicado, e então é aplicado o verniz automotivo, geralmente feito com pistola de pulverização. É importante que este processo seja feito de um dia para o outro, ou em algum lugar que não haja movimentação de pessoas ou produtos, pois o material fica extremamente suscetível a poeira depois deste processo, o que pode danificar o produto final.

Na manhã do dia seguinte, o veículo já estará pronto para ser entregue e então o cliente já poderá dirigir seu o carro plotado sem nenhum problema. Apesar de um projeto de plotagem ser um pouco complexo e requerer experiência por parte do aplicador, um material de qualidade sempre dá resultados positivos como indicações para novos clientes, fidelização de clientes antigos, entre outros benefícios para a empresa.

Solicite
um
Orçamento

AW-1012987548