A Faixa é um material gráfico feito em lona com impressão digital, e possui acabamento em madeira nas laterais. Os bastões de madeira são utilizados para impedir que a lona dobre. São colocados 2 ilhóses (argolas de alumínio) para que a faixa possa ser amarrada com corda. As faixas são reconhecidas por serem materiais compridos, com comprimentos muito maiores que a sua largura. A maioria das empresas adota para este material as dimensões padrões de 70cm de altura por 3,00m de largura .
As características da faixa em lona a tornam um material perfeito para ser utilizar em ambientes externos. Assim como os banners, as faixas também são materiais utilizados para fins promocionais, portanto são muito comuns em serem utilizados em campanhas de marketing juntamente com outros materiais gráficos, como folders e panfletos. Por conta deste fato, são preferíveis as lonas menos resistentes por conta do valor reduzido, pois o material ficará instalado apenas por tempo limitado. As faixas também são muito utilizadas comercialmente, para captação de leads em uma média escala, sendo um meio termo entre um banner e um outdoor. Por conta deste alcance, as faixas sempre serão vistas em fachadas de lojas utilizando palavras chave como “Desconto” ou “Liquidação“. Porém, além de promoções comerciais, também é comum a utilização de faixas em situações mais específicas como formaturas, matrículas de escolas, aluguel e venda de imóveis ou até eventos. Mas ainda assim, a predominância para a sua utilização é o setor comercial.
Para realizar a venda de uma faixa em lona, o vendedor deve fazer uma série de questões que são consideradas essenciais para trazer resultados positivos para o cliente, e também facilitar o processo de atendimento. É extremamente importante que o vendedor entenda a razão da compra do material, e defina se a faixa em lona será mesmo o material ideal para cumprir com o objetivo do cliente. Existem algumas questões específicas para serem feitas, tais como: qual o objetivo do material, quais são as dimensões do material, qual o tempo que ficará instalado (para que seja definido o tipo de lona) e onde o material será instalado. Caso seja definido que a faixa é realmente o melhor produto nestas condições, apenas será necessário definir a quantidade de material para que seja determinado o preço final, em conjunto com a condição de pagamento.
Após a aprovação do orçamento, o material passará para o processo de produção, que engloba a participação de três setores da empresa:
Cada um destes setores possui um papel fundamental para produzir uma faixa de qualidade. Vamos falar um pouco sobre as responsabilidades de cada um destes setores na produção da faixa em lona.
A arte de uma faixa deve ser sempre objetiva, pois o que chamará a atenção e captar os potenciais clientes será a mensagem principal mostrada no material. Com base neste conhecimento, é muito importante que o vendedor saiba captar o objetivo do cliente ao fabricar este produto. O profissional de design determinará qual ponto da arte estará chamando mais atenção, e este ponto deverá ser o foco da propaganda. Ao realizar o Briefing com o cliente, é importante que estas informações fiquem claras tanto para o criador da arte, quanto para o próprio cliente. Após definir qual será o foco, será definido juntamente com o cliente quais são as imagens que serão utilizadas e quais informações adicionais serão dispostas para auxiliar na captação dos leads.
Com todas estas informações registradas, o designer deve criar um layout que faça sentido para atingir o objetivo determinado pelo cliente. Por exemplo, se o material fala sobre Desconto na Troca de Pneus, não é interessante colocar informações sobre Reparo de Motor, assim como não é interessante colocar muitas informações sobre Troca de Pneus. Isso é feito para que o potencial cliente foque apenas no que é importante, de modo que estimule um interesse e ele dê a chance para a empresa atendê-lo.
Neste momento, é importante que o responsável pela arte tenha conhecimento e experiência para realizar estas definições. Um profissional com estes requisitos para o cargo possui muito mais facilidade para trabalhar com os pontos mais importantes, o que agiliza muito o processo de criação.
Finalizando a arte, esta é repassada para o cliente para aprovação. Caso exista a necessidade de realizar alguma alteração, deverá ser feita de acordo com as regras da empresa. Com a aprovação do cliente, a arte deve passar por um processo de conferência de textos, para ter certeza que não haverá erros gramaticais ou de concordância. Após a conferência, o layout é encaminhado para o processo de confecção do material.
A arte é feita utilizando softwares gráficos e exportada em um formato que possa ser lido pelo software da impressora, que geralmente são os formatos mais comuns como JPEG, PNG, PDF, ou até imagens sem compressão, como o formato TIF.
Após a Criação da Arte, o arquivo é encaminhado diretamente ao Setor de Impressão. É importante deixar claro para o cliente que, uma vez que o material entra na fila de produção, não é mais possível realizar alteração na arte, pois existe grandes chances de o material ser impresso fazendo parte de algum aproveitamento.
Para as faixas em lona, a escolha da máquina é muito mais fácil, pois geralmente se utilizam dimensões de maior escala, portanto é utilizada na maior parte das vezes as impressoras com boca de 3,20m. As faixas de 3,00m de largura conseguem um ótimo aproveitamento em lonas de 3,20m, portanto este produto se mostra muito vantajoso com relação às questões de desperdício e perda de material. Por conta de sua altura reduzida, este material também se mostra muito fácil para fazer aproveitamento com outras lonas maiores.
Antes da impressão, é feita a última verificação do arquivo para identificar possíveis erros gramaticais sobressalentes, além da conferência das sobras do material, que serão essenciais para o acabamento. Além disso, o impressor deve se atentar às cores da arte original, comparando com as cores reais que estão sendo impressas no material.
A impressão de uma faixa padrão é muito rápida. Assim que é iniciada a impressão, em menos de um minuto o material está pronto. Após imprimir, o material impresso passa por um processo de secagem por fluxo forçado de ar, fazendo com que o material já esteja pronto para ser removido da máquina utilizando um estilete e enrolado para ser entregue ao setor de acabamento.
Nesta etapa do processo, ocorre a montagem da faixa utilizando a lona impressa fornecida pelo setor de impressão. Assim como o banner, esta lona será combinada com um conjunto de matérias-primas e insumos para que a faixa seja confeccionada.
O primeiro passo do acabamento é fazer o refile do material. Este processo é realizado com um estilete, e consiste em separar o material do rolo removendo todas as sobras que não serão utilizadas no produto final. É de extrema importância que a sobra padrão para dobra seja conferida, pois ela que estará definindo a possibilidade de um acabamento perfeito. Após o refile, a lona está pronta para ser acabada.
A seguir, serão cortados dois cabos de madeira, cada um com medida equivalente à altura da faixa de 70cm mais uma sobra de cada lado para as ponteiras. Estas madeiras serão posicionadas nas duas laterais da lona, para que sirvam de gabarito para a dobra. A sobra da lona é dobrada e colada, para que seja formada uma bolsa em cada lateral, onde as madeiras serão encaixadas.
O cuidado neste passo é essencial, pois a imagem da lona e as informações não podem ser prejudicadas de nenhuma maneira. Quando a cola já estiver seca, deve-se inserir novamente os cabos de madeira na lona. Serão colocadas as 4 ponteiras, geralmente de mesma cor e no tamanho exato da madeira.
O último passo é a aplicação de 2 ilhóses em cada lateral da faixa. Como citado anteriormente, estes ilhóses serão utilizados para passar um cordão e amarrar a faixa em seu local de instalação, portanto este passo é extremamente importante.
Após todos estes processos, a faixa está finalizada e pronta para ser entregue ao cliente. A produção deste material é considerada simples, porém para desenvolver um material de qualidade, existem diversos detalhes a serem levados em consideração para atingir bons resultados e trazerem o cliente a uma possível fidelização. Um cliente satisfeito, além de fazer mais compras e aumentar o faturamento da empresa, indicará a empresa para novos clientes. Portanto um trabalho bem feito é sempre vantajoso para todos.