O Banner é um Material gráfico feito em lona com impressão digital, e possui acabamento em madeira na parte superior e inferior, onde a lona é dobrada. Os bastões de madeira são utilizados para manter a firmeza, pois a lona por si só é um material muito leve. Como forma de acabamento, nas 4 pontas das madeiras são colocadas ponteiras, que também servem para evitar que a madeira se desloque. Para pendurar, é colocado um barbante na parte superior do banner. Este material é ideal para ser utilizado no interior de ambientes.
Muitos clientes acabam optando pelo banner por ser um material mais barato, e muitas vezes até promocional, o que acaba o tornando o material perfeito para campanhas de marketing local, em conjunto com panfletos e folders. Deve-se ter em mente que, o banner terá sua maior eficiência se for instalado em um local com bastante movimentação de pessoas, e sua arte deve ser o mais estratégica possível. Por exemplo, para um corredor onde muitas pessoas irão passar, um banner de promoção deve ter suas informações mais diretas para chamar a atenção dos leads com apenas um simples olhar nas informações, sendo possível captar estes potenciais clientes. Já para uma fila de atendimento em um hospital, podemos estar inserindo maior quantidade de informações, já que as pessoas vão ter tempo para ler todo o conteúdo.
O vendedor deve fazer uma série de questões que são consideradas essenciais para agilizar o processo de atendimento, facilitar o processo produtivo e minimizar os erros. É de extrema relevância que seja levado em consideração se um banner é mesmo o melhor material para cumprir o objetivo do cliente. Muitas vezes a pessoa que está pedindo o material não sabe se realmente o banner é o produto ideal para resolver o problema dela. Se por acaso o banner for a melhor opção, algumas informações importantes para a venda são: o tamanho do material, o tipo de lona utilizado, a quantidade de material, qual a qualidade de impressão que o cliente quer (que irá afetar algumas variáveis como tamanho, e distância de visualização). Estas questões irão determinar o preço final do material, em conjunto com a condição de pagamento ideal. A negociação é um aspecto bem positivo, pois pode trazer condições favoráveis neste processo.
Assim que o orçamento de um banner é aprovado para a produção, o material passa por alguns processos que englobam a participação de três setores da empresa:
Cada um destes tem um papel fundamental para a composição de um banner de qualidade. Muitas vezes, para uma empresa pequena, uma pessoa só assume dois ou mais destes papéis, como por exemplo, um atendente que também faz a parte da criação de arte. Vamos falar um pouco sobre as responsabilidades de cada um destes setores.
A criação é responsável por fazer a arte do banner, e como citado anteriormente, esta etapa é fundamental para que o material cumpra o seu objetivo, e isso varia de acordo com a situação. A arte de um banner, assim como todos os materiais, requer atenção do arte-finalista para atingir o público alvo desejado. O procedimento de criação de arte deve se iniciar com um processo chamado Briefing, que é uma reunião feita com o cliente geralmente logo após realizar a venda, para que sejam definidas algumas questões como o local onde será instalado o material, quais informações devem ser dispostas, determinar qual informação deve ter maior destaque, quais são as imagens que o cliente quer ou deve utilizar, analisar a marca do cliente para definir as cores a serem utilizadas, etc.
Após realizar esta reunião, inicia-se o processo de criação de arte, onde o designer irá juntar todas as informações definidas junto com o cliente para que arte seja produzida. Este processo muitas vezes é um pouco complexo, pois existem procedimentos extremamente necessários como adquirir imagens de boa qualidade, captar a marca do cliente e analisar para verificar a necessidade de vetorizar a marca, que dependendo do caso poderá ser cobrado.
É interessante deixar claro que, na maioria das vezes, o cliente não sabe nada sobre design ou marketing, portanto cabe ao responsável pela criação realizar este processo de definição utilizando seu conhecimento e experiência, o que acaba muitas vezes precisando de um profissional adequado para o cargo.
Finalizando a arte, esta é repassada para o cliente para aprovação. Caso exista a necessidade de realizar alguma alteração, deverá ser feita de acordo com as regras da empresa. Com a aprovação do cliente, a arte deve passar por um processo de conferência de textos, para ter certeza que não haverá erros gramaticais ou de concordância. Com a arte aprovada, ela é passada efetivamente para a produção do material. Uma vez que é passada para o próximo setor, é importante deixar claro para o cliente que não é mais possível realizar alteração na arte, pois existe grandes chances de o material acabar sendo impresso utilizando algum aproveitamento.
Após a criação da arte, o responsável por este banner é o de Setor de Impressão.
A arte é feita em qualquer software gráfico e exportada em um formato que possa ser lido pelo software da impressora, que geralmente são os formatos mais comuns como JPEG, PNG, PDF, ou até imagens sem compressão, como o formato TIF.
No setor de impressão, o funcionário responsável utiliza o arquivo exportado e realiza a organização junto com os outros materiais. Com isso, muitas vezes é possível fazer o máximo aproveitamento da matéria-prima, que neste caso será a lona. A máquina de impressão utilizada deve ser condizente com a qualidade solicitada pelo cliente, pois se o material for impresso em uma qualidade maior do que a solicitada, a empresa perderá mais tempo, aumentará seu custo de setup da máquina e gastará a tinta mais cara, resultando em menor lucro para a empresa. Em outro caso, se a qualidade for menor do que a solicitada, o cliente pode simplesmente não aceitar o material, pois estará pagando por algo que não recebeu.
Antes da impressão do material, é feita a última verificação do arquivo para identificar possíveis erros gramaticais sobressalentes, além da conferência das sobras do material, que serão essenciais para o acabamento.
Além disso, ao iniciar a impressão, o responsável também deve se atentar às cores da arte original comparando com as cores reais que estão sendo impressas no material. Se necessário, o impressor fará alguns testes ao identificar uma diferença notável nas cores.
Nesta etapa do processo, existirão alguns casos que o cliente precisará de uma amostra de cores para que este material seja apresentado ao responsável pela aprovação, isso acontece principalmente nas campanhas de marketing, onde existem pessoas responsáveis pela empresa para quem os materiais que estão sendo entregues, e precisam garantir que aquele material será instalado corretamente conforme o planejado pela empresa, e a conferência das cores faz parte deste processo.
Assim que todas as etapas estiverem definidas, o material pode ser impresso. Um banner padrão de 80×100 demora um pouco menos de um minuto para imprimir, o que torna o processo de impressão muitas vezes um dos mais rápidos da empresa, porém pela complexidade, é a origem de grande parte dos erros no processo produtivo. O material impresso passa por um processo de secagem por fluxo forçado de ar, fazendo com que o material já esteja pronto para ser removido da máquina utilizando um estilete e enrolado para ser entregue ao setor de acabamento.
Nesta etapa do processo, ocorre a montagem do banner utilizando a lona impressa fornecida pelo setor de impressão na etapa anterior, em conjunto com matérias-primas e insumos, que também serão utilizados para fabricar o produto final.
O primeiro passo do acabamento é fazer o refile do material. Este processo é realizado com um estilete, e consiste em separar o material do rolo removendo todas as sobras que não serão utilizadas no produto final. É de extrema importância que esta sobra seja conferida, pois ela que estará definindo a possibilidade de um acabamento perfeito.
Após o refile, a lona está pronta para ser acabada.
No próximo passo, são cortados dois cabos de madeira para banner, com a medida equivalente à largura lona somando uma sobra de cada lado para as ponteiras. Estes cabos serão posicionados na parte superior e inferior da lona, para que sirvam de gabarito para a dobra. A sobra da lona é dobrada e colada para que as partes superior e inferior formem uma bolsa, onde as madeiras serão encaixadas.
Este passo é essencial, pois a imagem da lona e as informações não podem ser prejudicadas de nenhuma maneira. Quando a cola já estiver seca, deve-se inserir novamente os cabos de madeira na lona. Para pendurar o material, é utilizado um barbante especial para banner. O corte deste barbante pode ser um pouco maior do que a largura da madeira, pois a corda será esticada, devido à sua propriedade elástica. A corda esticada é presa na madeira superior por meio de grampos utilizando um grampeador manual. Para finalizar o acabamento, serão colocadas as 4 ponteiras, geralmente de mesma cor e no tamanho exato da madeira.
Após todos estes processos, o banner está pronto para ser entregue. Apesar de ser um material de porte pequeno e ser simples de produzir, existem diversos detalhes em uma empresa de Comunicação Visual que precisam ser levados em consideração ao desenvolver um material de qualidade, gerando o mínimo de retrabalho possível.