Tudo sobre Adesivos de Recorte

Adesivos de recorte são materiais gráficos que passam pelo processo de recorte eletrônico. Ao contrário dos adesivos impressos, o adesivo de recorte não possui impressão digital, tornando-o mais econômico. A própria matéria-prima que compõe este material já é fornecida na cor que será utilizada, e com isso, oferece maior durabilidade e resistência ao desbotamento comparado ao adesivo impresso. As próprias marcas de adesivos trabalham com linhas de produtos diferentes, portanto existe boa versatilidade com relação ao custo-benefício, levando em consideração que um adesivo mais barato terá menor durabilidade, e vice-versa.

Estes materiais são utilizados em situações em que não é necessário realizar o processo de impressão no adesivo, e também em locais onde a cor do fundo deve prevalecer, pois adesivos de recorte terão um formato personalizado de acordo com a arte produzida. O adesivo em recorte é utilizado principalmente para fins promocionais, aproveitando de seu baixo investimento por parte do cliente. Todavia o material pode também ser utilizado a longo prazo, com linhas automotivas ou produtos com maior resistência a desbotamento de marcas brasileiras ou importadas.

Existe grande variedade de matérias-primas neste segmento, desde vinil brilhoso, fosco, transparente, jateado, o que acaba tornando o acabamento mais preciso e com maior número de possibilidades. Todos estes materiais possuem um baixo custo de investimento para o cliente o que o torna diferenciado no mercado com relação aos outros materiais e processos. Os adesivos com recorte são calculados por consumo de material. Cada projeto possui uma quantidade de cores que será definida com o cliente utilizando um catálogo do fornecedor. Para fazer o orçamento será necessário um esboço do projeto, que na maioria dos casos é feito pelo próprio vendedor, pois com base neste será feito o levantamento de material utilizado para cada cor. Além do consumo de material, o orçamento também levará em consideração a mão de obra que será utilizada para fazer seu acabamento e aplicação. Neste último fator será levado em consideração a complexidade no acabamento e aplicação do material.

Venda e Produção dos Adesivos de Recorte

Em um projeto devem ser definidas todas as dimensões utilizando softwares gráficos como Corel Draw, assim como os códigos das cores que serão utilizadas para a confecção do material por meio de catálogos. Também será decidida a qualidade do material, e para isso, é importante que fique claro o objetivo do cliente ao solicitar o serviço. Se for para um fim promocional, deve-se ter em foco materiais mais baratos e com baixa durabilidade. Caso seja um serviço para longo prazo, o vendedor deve utilizar adesivos com maior qualidade e durabilidade, o que acabará aumentando o valor do orçamento consideravelmente.

O material pode ser entregue ao cliente preparado para aplicação ou aplicado diretamente no local definido. É importante que o vendedor fique atento a estes detalhes, pois o valor cobrado do cliente dependerá deste fator. Para garantir o desejo do cliente, o ideal é que o vendedor faça um esboço utilizando uma foto do local onde o adesivo será aplicado, ou montando uma arte que se aproxime da arte final.

Entre os setores responsáveis pela confecção e finalização do projeto estão:

  • Criação de Arte
  • Impressão
  • Acabamento
  • Aplicação

Vamos verificar as responsabilidades de cada um destes centros de trabalho para a confecção e aplicação deste material.

Setor de Criação de Arte

Neste ponto, todas as informações com relação ao projeto devem estar bem definidas com o cliente, se possível registrados por meio de assinatura. A arte será feita com base nas dimensões fechadas no orçamento e no esboço feito pelo vendedor. O responsável pela criação deve fazer o projeto de modo com que seja possível simular sua aplicação, visando facilitar o entendimento dos aplicadores, visto que trabalhos muito complexos podem perder muito tempo com mão de obra e retrabalho.

O colaborador responsável pela criação realiza a montagem de arquivo buscando o melhor aproveitamento para os recortes e envia o arquivo ao impressor identificando cada cor de acordo com o catálogo do fornecedor. Em algumas empresas, o responsável pela impressão que faz este aproveitamento, pois ele sabe perfeitamente quais são as larguras dos materiais e as margens que precisam ser deixadas na máquina para a confecção dos arquivos.

Setor de Impressão

A confecção do material consiste em utilizar a plotter de recorte para realizar o recorte eletrônico em rolos de adesivo. Estes materiais muitas vezes são comprados de acordo com o projeto, pois existem cores que não são vantajosos possuir em estoque, enquanto que cores mais comuns como vermelho, preto e branco necessitam de estoque, uma vez que o rolo é mais barato que o material avulso.

Entre os cuidados que o impressor precisa tomar para produzir um material de qualidade estão: a verificação da pressão da lâmina da plotter de recorte, a conferência de estoque do material para não ocorrer atrasos, a conferência das cores catalogadas, a verificação do aproveitamento de material e a verificação da vetorização da linha de corte. Este último ponto é muito importante, pois a plotter utiliza curvas ou retas vetorizadas para traçar o caminho onde a lâmina de corte irá passar, que é ligado entre pontos, porém existem casos onde existe um excesso de pontos na arte, por conta de uma vetorização automática ou de alguma imagem adquirida na internet, portanto é papel do impressor verificar este arquivo antes de exportar para o corte. A consequência disso é uma baixa performance na produção e a possibilidade de o material ficar com falhas no recorte, pois em cada ponto a máquina vai dar uma pequena pausa de aproximadamente 300ms.

Para entregar o material ao setor de acabamento, o impressor precisa se certificar de que os adesivos recortados estarão juntos com a OS e o projeto, pois qualquer detalhe pode facilmente passar despercebido ao realizar a aplicação do material.

Setor de Acabamento

O setor de acabamento receberá o material juntamente com o seu projeto, então partirão para realizar o acabamento do material. O primeiro passo quando se está trabalhando com material de recorte é remover o excesso de adesivo para manter apenas o que será utilizado, pois é possível enxergar onde estão os recortes. Assim que todo o excesso é removido, é possível observar que sobrará apenas a imagem que será aplicada.

Para preparar o material para aplicação, o responsável pelo acabamento deve utilizar uma ferramenta chamada máscara de transferência, que é um material também adesivo, porém com cola mais fraca, que funciona para transferir o adesivo de recorte do seu liner para a superfície de aplicação, de modo que não perca o posicionamento dos recortes. O liner do adesivo possui uma superfície muito pouco aderente, de modo que o adesivo não perca a sua cola, e por conta desta propriedade, a máscara de transferência funciona muito bem, pois sua aderência é maior do que a do liner, porém é baixa comparada com qualquer outra superfície de contato, fazendo com que o adesivo seja transferido com facilidade. Na maioria dos casos, esta máscara já é previamente aplicada no produto para que no local apenas seja removido do liner e aplicado na superfície. Quando o material é entregue diretamente ao cliente sem a necessidade de aplicação, a máscara deve fazer parte do produto final, pois o próprio cliente irá aplicar, e sem a máscara isso não é possível.

Setor de Aplicação

Caso uma venda tenha aplicação, é necessário inserir este valor de mão de obra e viagem na precificação dos itens, pois todos estes processos resultarão em custos para a empresa.

Após realizar a preparação do material, será realizada a sua aplicação no local definido pelo cliente. O produto já com a máscara de transferência é levado ao local de aplicação, e então com o projeto em mãos e medidas definidas, cada cor é aplicada separadamente, de modo que forme a imagem final. O aplicador deve verificar o esquadro da aplicação, de forma que a imagem não fique torta, sempre respeitando as margens, posicionamentos e encaixe entre as cores descritas no projeto. Um cuidado a se tomar nesta parte do processo é a formação de bolhas na aplicação, necessitando de um aplicador experiente neste processo.

Após aplicação, o produto final já está pronto e entregue conforme o projeto do cliente. Após seu período de utilização, o próprio cliente pode facilmente removê-lo, apenas sendo necessário remover a cola dependendo do tempo que ficou aplicado.

Solicite
um
Orçamento

AW-1012987548