O adesivo vinil é um material que pode ser vendido com diversos tipos de acabamento. A grande vantagem do adesivo com impressão digital é a sua possibilidade de personalização, pois permite a impressão de qualquer imagem em sua superfície. Além disso, a sua facilidade de utilização tornou o adesivo impresso um material muito forte no mercado.
Com o grande sucesso do design gráfico, a maioria das marcas possui identidade visual e logotipo bem definidos. Os adesivos impressos são uma forma de trazer a marca para o mundo físico, e utilizá-la nas mais diversas situações possíveis como fornecer a parceiros como forma de divulgação, colar em suas embalagens, sacolas, ou utilizar em seus próprios produtos. Além disso, os adesivos impressos possuem outras utilidades de aplicação muito comuns como decorações em paredes, aplicações em vitrines, e muito mais. Entre as opções mais comuns de entrega ao cliente estão: adesivo impresso sem acabamento, adesivo impresso com refile e adesivo impresso com recorte eletrônico. Existem outras opções como adesivos especiais ou adesivos de recorte, que serão abordados em outro artigo.
Além de sua facilidade de uso, o adesivo vinil possui características que o tornam muito atrativo para as empresas em geral, que são:
Todas estas características, em conjunto com seu baixo preço de aquisição, tornam o adesivo vinil um dos materiais com melhor custo-benefício para os clientes.
Por parte da empresa de Comunicação Visual, os adesivos impressos são responsáveis por boa parte de seu faturamento, tornando-se um bom negócio para a empresa devido a sua simplicidade e rapidez na produção. É importante ressaltar que a produção deste adesivo é muito simples, porém se o processo envolver a aplicação do material, é necessário um profissional competente e ferramentas específicas para entregar um serviço de qualidade. Será mostrado como um adesivo impresso passa por uma empresa de comunicação visual, desde a venda até a entrega.
No primeiro contato com o cliente, deve ficar claro qual o seu objetivo ao adquirir aquele material. Para fazer o orçamento, o vendedor deve definir qual o tipo de adesivo e processo que atenderão as necessidades do cliente. Após definir o tipo de adesivo, será definida a qualidade de impressão. Esta decisão deve levar em consideração questões como a distância de visualização, dimensão das informações presentes na arte, dimensões do próprio material, e o tipo de recorte. O vendedor deve adquirir informações como o quão exposto o material ficará ao sol e por quanto tempo ficará aplicado. Estas perguntas são essenciais para definir a qualidade de impressão do material, e também definirá a necessidade um beneficiamento na impressão.
Entre os tipos de recorte para adesivos, podemos escolher entre recorte reto ou recorte eletrônico. Esta opção estará determinando se o material será recortado manualmente com estilete ou passará por um processo recorte eletrônico, onde será feito um recorte personalizado ao redor da imagem. As máquinas aptas para recorte especial são chamadas de “Plotter de Recorte“, portanto a empresa deve possuir este equipamento para habilitar esta opção ao consumidor.
Como base de exemplo, estaremos descrevendo como funciona a linha de produção para um metro quadrado de adesivo branco impresso com recorte eletrônico. Este metro quadrado de material é convertido para uma quantidade total de unidades de adesivo e passado ao cliente, pois é mais seguro para a empresa determinar juntamente com o cliente o que será entregue a ele, para que não ocorra desconfiança no recebimento do material. Este cálculo leva em consideração as dimensões de uma unidade de adesivo e o espaçamento padrão entre eles. É muito importante que este espaçamento padrão esteja bem definido com o impressor, pois esta informação que irá determinar se a quantidade de material prevista será equivalente à utilizada.
O sucesso na produção de um material de qualidade depende de diversos fatores em cada um dos centros de trabalho. Todavia, é importante que o administrador saiba que um material de qualidade não é o único fator que leva a empresa ao sucesso, mas sim a precificação correta dos produtos que ela vende. Portanto a empresa deve se planejar para ter a certeza que vendedor fará uma venda vantajosa para a empresa.
Com a venda fechada pelo valor correto, o material irá passar para o processo de produção em si. O adesivo impresso com recorte eletrônico passa por três setores em sua linha produtiva, sendo que cada um possui suas respectivas responsabilidades para a produção de um produto de qualidade. São eles:
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
A arte de um adesivo depende diretamente da sua utilidade. Neste exemplo, vamos supor que o cliente solicitou um adesivo com a logo da empresa para que ele possa distribuir para os clientes parceiros que quiserem colar na parte traseira do carro, portanto o conteúdo do material deve possuir no máximo a logo da empresa e o telefone. Esta é um maneira de aumentar o reconhecimento da empresa, pois mostra que seus clientes confiam na empresa a ponto de divulgá-la, o que por consequência atrai novos clientes. Em outras palavras, este processo é uma forma indireta de indicação. Por conta disso, muitas empresas utilizam esta estratégia de divulgação, principalmente por ser um ótimo custo-benefício.
Foi definido que a arte será composta apenas pela logo do cliente e um telefone para contato. Este processo é muito simples de ser feito, porém é preciso estar atento a alguns detalhes como a fonte utilizada para o telefone, que deve ser facilmente legível.
Após finalizada, a arte passa por um processo de fechamento para o recorte eletrônico. Cada máquina possui uma cor de leitura para o recorte, chamada de contorno de corte. A arte final de um adesivo impresso com recorte sempre deve ser composta pela imagem final e o seu contorno de corte, representado por uma linha com a cor que será lida pela máquina. Em seguida, a arte fechada é enviada ao setor de impressão para que seja realizada a confecção do material.
O responsável pela impressão receberá o arquivo já fechado para que seja importado para a máquina. Para adesivos sem recorte, os formatos mais comuns são JPG, PDF e TIF, enquanto que para os adesivos com recorte, o formato EPS é muito comum. O arquivo deve ser importado ao software da máquina de impressão e verificado se o recorte será representado corretamente. O impressor é o colaborador que possui maior participação no processo produtivo nos adesivos impressos com recorte, pois tanto a qualidade da impressão como a qualidade do recorte serão essenciais para um produto bem acabado.
Como se trata de um material composto por várias unidades, é importante que seja predefinido o espaçamento entre cada unidade de adesivo, pois determinará se a quantidade de matéria-prima utilizada para o serviço será equivalente à quantidade que foi vendida. A empresa poderá estar perdendo dinheiro em material a longo prazo.
Iniciando a impressão do adesivo, assim como em qualquer material gráfico impresso, é feita uma verificação nas cores impressas com base nas cores apresentadas na arte. Como este material possui recorte eletrônico, também é feita uma rápida verificação na pressão da lâmina de corte, pois materiais mais finos requerem pressões menores para que apenas o vinil seja recortado. Uma alta pressão pode fazer a lâmina ultrapassar o liner do adesivo, fazendo com que a base de corte da máquina seja machucada pela lâmina. Quando uma máquina possui ambas as funções de impressão e recorte, o processo poderá ser feito de duas formas.
Uma das opções é realizar o fechamento do arquivo de modo que a máquina faça inicialmente a impressão do material seguida de uma secagem por tempo configurado pelo impressor, e em seguida realizando o recorte eletrônico com o material já seco. O ponto positivo é que grande parte das plotters de recorte realizam este processo de secagem e corte automaticamente, porém ainda será necessário aguardar pelo menos um minuto para a secagem em impressões mais comuns.
A opção alternativa agiliza o processo de produção. O processo será feito de modo inverso realizando inicialmente o processo de recorte eletrônico, seguido da impressão do material. Para isso será necessário que o colaborador faça a configuração para recortar e retornar ao ponto de origem, para logo em seguida realizar a impressão da imagem. O ponto positivo deste processo é a possibilidade de realizar a impressão sem necessidade de aguardar a secagem do material, portanto o processo ocorre mais rapidamente. Assim que o material for produzido, ele é enrolado e enviado ao setor de acabamento.
O adesivo impresso com recorte possui o acabamento muito simples. Como o adesivo chega em rolo para o acabamentista, o material encaminhado pelo setor de impressão passa por um processo chamado refile, que significa separar o material em unidades, deixando o produto em seu formato final.
O adesivo impresso com recorte eletrônico requer que todo o vinil sobressalente seja removido do material. Após realizar este processo, ocorre o processo de refile em si, e o material é embalado para ser entregue ao cliente. O setor de acabamento é o que possui menor participação neste processo produtivo, sendo responsável apenas por estes procedimentos.
Podemos verificar que a produção deste material é feita de maneira simples, de modo que prevaleça o custo-benefício para o cliente. Estes procedimentos no dia-a-dia de uma Empresa de Comunicação Visual tornam-se quase automáticos, pois uma vez que existe o entendimento dos processos, tudo se torna muito mais simples.