Por que contratar um Sistema ERP competente em tempo de crise?

Em épocas de crise, o corte de custos é um processo muito comum para manter o fôlego da empresa. O grande erro das organizações é pensar que cortar custos significa parar de investir em soluções, e este pensamento faz com que seu declínio apenas seja suavizado, mas não convertido para um crescimento. Entre os melhores investimentos em épocas de crise estão os Sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), utilizados para realizar o controle de vendas, gestão financeira, entre muitas outras funcionalidades.

De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Nucleus Research (Boston, MA) no ano de 2014, para cada R$ 1,00 investido em um sistema ERP, o retorno é de até 700%. E as empresas que investem em ferramentas de gestão cresceram, em um período de 5 anos, no mínimo 36%. Visto isso, pode-se concluir que uma de suas vantagens é o custo x benefício.

Um Sistema ERP competente é essencial para uma empresa devido a diversos aspectos, vamos falar um pouco sobre cada um eles e como eles podem salvar a empresa de uma possível falência.

1 – Redução de Custos

Na fase de corte de custos a pergunta sempre são as mesmas: Onde posso cortar os custos sem perder produtividade? Quais são os gastos causando maior impacto no financeiro da empresa? O gestor precisa ter o conhecimento de onde estão vindo suas despesas, e quais podem ser cortadas ou negociadas. Sem o controle destes valores é praticamente impossível tomar esta decisão de forma eficiente. Além disso, outro ponto muito importante é a previsão de recebimento das parcelas de clientes. A junção destes fatores é fundamental para realizar um bom planejamento financeiro em tempos de crise.

2 – Aumento da Produtividade

Apesar de haver uma baixa na demanda durante a crise, a administração do tempo é essencial. A agilidade das operações faz com que a empresa consiga investir mais tempo em pontos que a farão evoluir, e para isso é necessário que a ferramenta de gestão faça a automatização dos processos. Por consequência, além da rapidez, a empresa possui uma menor taxa de retrabalho, pois a ausência de procedimentos manuais faz com as pessoas causem menos erros.

3 – Facilidade e fluidez no processo de Venda e Emissão de Notas Fiscais

A experiência do cliente tornou-se uma grande preocupação neste século. As empresas modernizadas querem que o cliente chegue confiando e saia indicando, e o próprio mercado criou um padrão onde isso se tornou necessário. Um Sistema ERP competente oferece uma alta fluidez no processo de venda, pois ele é alimentado de maneira natural enquanto o atendimento é feito. Em poucos minutos é possível realizar um orçamento e finalizar a venda emitindo uma nota fiscal. A facilidade no processo de atendimento faz o cliente se sentir bem e trás maior credibilidade para a empresa.

4 – Segurança e Praticidade

A praticidade em um sistema ERP permite que qualquer pessoa consiga utilizá-lo, e isso permite que o gestor consiga focar em tarefas mais importantes para a empresa. Apesar de importante, a praticidade não é o principal fator para um ERP competente. A segurança é um aspecto ainda mais crítico, pois o administrador deve ter certeza que os seus funcionários apenas terão acesso a informações pertinentes à sua função, e que os dados mais sigilosos da empresa estarão protegidos contra possíveis vazamentos.

5 – Módulos Integrados – Cadastre apenas uma vez!

Um sistema competente possui todos os dados amarrados entre si. Este processo de vínculo entre as informações deixa a comunicação interna da empresa mais otimizada, assim reduzindo a margem de retrabalho. Em um ERP com estes princípios, cada cliente, produto ou forma de pagamento possui seu cadastro próprio, que é feito apenas uma vez. Utilizando o método de consultas, não é mais necessário fazer cópias de outras planilhas ou inserir manualmente o nome de qualquer produto. O mesmo produto cadastrado pode ser utilizado para realizar uma venda, para emitir uma nota fiscal, e para realizar o controle de estoque.

6 – Prepare-se para tendências do mercado

Esta é a mais nova regra: “Avance no mercado tecnológico e adapte-se às novas tendências no mercado”. Um ERP de qualidade permite que o gestor acompanhe os resultados de suas vendas e identifique qual mercado está dando maior retorno, obtendo o conhecimento de quais produtos estão sendo mais vendidos e quais canais de venda são mais efetivos. Com a migração das lojas físicas para o ambiente digital, é de grande necessidade a busca por resultados e indicadores, sejam eles financeiros ou quantitativos.

7 – Salve seu negócio!

Utilize este conhecimento passado e faça uma boa escolha! Utilize um ERP competente para controlar todos os processos e alavancar os resultados da sua empresa com máxima segurança, praticidade e agilidade. Seja parceiro do Sistema Office Impresso.

Solicite
um
Orçamento

AW-1012987548