Home Office: 6 dicas infalíveis para vendedores trabalharem em casa

Em época de quarentena e crise econômica, muitos estabelecimentos estão adotando o Home Office como modelo de trabalho, já que se trata de uma alternativa mais viável para a sobrevivência e conservação do faturamento mensal das empresas. Além da baixa demanda, o atendimento presencial se tornou impossível em diversos lugares, portanto a atividade da empresa dependerá diretamente da capacidade de adaptação ao novo mercado. Criamos uma série de dicas que ajudarão a facilitar o trabalho dos vendedores em Home Office, para que aumente sua produtividade e forneça uma ótima experiência de atendimento aos seus clientes.

Crie um local de trabalho e se estabeleça nele

Criar ambiente de trabalho é essencial para ter uma boa produtividade trabalhando em casa. Este local pode ser o canto de uma sala, um lugar arejado e tranquilo, ou qualquer cômodo reservado apenas para tarefas relacionadas ao trabalho. Um ambiente confortável e organizado possibilita que a jornada de trabalho seja mais agradável e cause menor desgaste físico e mental. Além disso, a separação entre casa e serviço permite uma distinção de quando o profissional está descansando ou trabalhando, e isso gera uma melhora em sua produtividade e um melhor proveito de suas horas de descanso.

Aproveite canais de comunicação que facilitem o contato com o restante da empresa

Uma boa comunicação interna é base para qualquer empresa que trabalha ou não com home office. A facilidade na comunicação faz com que a empresa consiga ter melhores resultados devido à sintonia de toda a equipe e agilidade na tomada de decisão. Para auxiliar nesta questão, muitas vezes são utilizados aplicativos de mensagem rápida, como Whatsapp e o Skype. Atualmente também é muito comum utilizar conferências de áudio e vídeo como principal meio de comunicação pela facilidade no compartilhamento de informações.

Faça reuniões constantes para alinhar os objetivos da empresa ou resolver dilemas menores

Segundo Chris Dyer, fundador e CEO da PeopleG2, empresa que adotou o modelo home office no ano de 2009, as reuniões mantêm a disciplina de toda a equipe. Estas reuniões podem abordar desde assuntos mais simples até os mais complicados. A complexidade na tomada de decisão que determinará o tempo que cada reunião irá tomar de seus colaboradores, porém o retorno é sempre positivo devido ao alinhamento das informações e compartilhamento de ideias.

Trabalhe utilizando acesso remoto para acessar o seu sistema ERP

Um sistema ERP possui diversas funcionalidades que facilitam o trabalho de um vendedor, desde a elaboração de orçamentos, cadastros de clientes e produtos, modelos de impressão personalizados, entre outros. O vendedor pode utilizar este sistema ao seu favor também trabalhando em casa, acessando remotamente um computador na empresa para ter acesso aos arquivos e realizar o atendimento de modo prático e ágil. Além disso, o sistema permite que, mesmo em Home Office, o gestor tenha o controle de tudo o que está acontecendo e garanta a assertividade de cada trabalho.

Utilizar canais de venda diferenciados

A captação de vendas é um trabalho árduo em tempo de crise. Um vendedor deve estar disponível no maior número de canais de venda possível com o objetivo de atingir cada vez mais clientes. Além disso, em época de crise, a concorrência acaba se tornando ainda maior por conta da baixa demanda, portanto o responsável pelas vendas deve estar sempre apto a ser encontrado em qualquer lugar. Devido à pandemia e isolamento social, diversas alternativas se tornaram muito populares como redes sociais, Whatsapp ou até mesmo contato pelo website, além das mais padrões como telefone e e-mail.

Defina um horário para atendimento e deixe isso claro para seus clientes

Para manter uma produtividade constante, é crucial que o vendedor determine um cronograma de atendimento fixo. Se o colaborador não determinar estes limites, o que vai acontecer são situações onde o cliente vai solicitar atendimento em qualquer horário do dia, e por consequência podem ocorrer duas situações: O vendedor não conseguirá descansar, pois precisará ficar sempre de olho nos canais de atendimento levando ao desgaste emocional, físico e mental; Ou o cliente ficará chateado por falta de atendimento quando procurou a empresa.

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