Sistema ERP: três passos para evitar surpresas desagradáveis em sua empresa de Comunicação Visual

     É muito comum os empresários, ao telefonarem para as empresas de software, simplesmente perguntarem quanto custa, como se estivessem fazendo compras em um shopping. A preocupação primária é apenas com a aparência e o preço, porém percebem as consequências destas análises superficiais somente após a aquisição do produto. Com apenas 3 passos primários, podemos evitar qualquer surpresa desagradável na implantação de um sistema ERP, você sabia?     Para que você possa realizar uma análise segura, deverá considerar as seguintes etapas de avaliação: 1 – Seleção, 2 – Implantação, 3 – Suporte.

     Seleção: O erro mais comum entre os empresários é considerar apenas os preços e as funcionalidades primárias do sistema ERP. O erro está em deixar o fornecedor totalmente em segundo plano.

     Normalmente telefonamos perguntando somente quanto custa e se algumas funcionalidades são contempladas no sistema. Porém, para que você possa encontrar um sistema mais aderente às suas necessidades, basta antes de começar a avaliar, elaborar uma lista de requisitos que o ERP precisa ter para atender o seu negócio, bem como listar as dificuldades na gestão atual da empresa, afim de avaliar de que forma o ERP poderá resolve-las. Classifique os quesitos por ordem de importância. Destaque os indispensáveis, as funcionalidades fundamentais sem as quais a sua empresa não funciona. Se a ferramenta não atender 100% as suas necessidades, verifique se pode ser customizada para lhe atender. Esse é o ponto fundamental para avaliar o atendimento e os procedimentos do fornecedor.

     Implantação: Esta etapa é a mais importante para que as coisas funcionem, necessitando atenção redobrada dos gestores, onde a falha levará ao fracasso da implantação. O principal motivo do insucesso da implantação está na falta de entrosamento entre o consultor de implantação do sistema e o cliente, muitas vezes por falta de dedicação do cliente. As falhas acontecem pois os gestores não participam dos processos de implantação nem das mudanças nas rotinas internas da empresa.

     Você entende do seu negócio, seu fornecedor do seu sistema. Somente com o entrosamento das duas partes, o consultor poderá realizar a implantação do ERP na sua empresa, atendendo todas as áreas do seu negócio.

     Suporte e manutenção: Esta etapa é praticamente ignorada na hora da aquisição do sistema por boa parte das empresas que implantam o sistema ERP pela primeira vez. A maioria concentra apenas nos valores de compra do sistema, porém esquecem que a ferramenta precisa funcionar por muitos e muitos anos.

     O investimento no ERP é uma parceria de longo prazo. Não devemos tratá-lo como uma simples compra de um produto. É necessário que o sistema acompanhe o crescimento da sua empresa e atenda suas futuras demandas. O sistema precisa também evoluir constantemente devido à evolução tecnológica e as mudanças do mercado. Se não fizer isto, em pouco tempo estará obsoleto.

     A empresa é um organismo vivo composto de pessoas, portanto a solução – por mais tecnológica que seja, está na mão das pessoas. Não adianta comprar um carro de F1 se você não souber pilotar e não tiver uma estrada para isto. Procure um ERP que atenda as suas necessidades, por mais exclusivas que sejam. Venha conhecer como o ERP Office Impresso irá contribuir para a organização da sua empresa de Comunicação Visual, com soluções 100% customizadas.

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