5 DICAS para melhorar o relacionamento com seus clientes em tempos de COVID-19

atendimento ao cliente

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Descubra como manter um bom relacionamento com seus clientes e gerar mais vendas mesmo durante o período de crise

Invista em diferentes canais de comunicação

Com a chegada do isolamento social devido a pandemia de coronavírus, a população está tendo que se habituar a novos modos de realizar antigas tarefas. As compras e atendimento online por exemplo, que já faziam parte da realidade, agora assumem um papel muito maior na nossa rotina.


Antes mesmo da crise, já estava claro a tendência de utilização de ferramentas online para comunicação, porém na situação atual já não é mais uma questão de escolha, é questão de sobrevivência da empresa no mercado.


Há diversos canais de comunicação populares e gratuitos para você manter contato e apresentar novidades para os seus clientes, como por exemplo, o Whatsapp Business, Instagram, Linkedin, SMS, e-mail, entre outros.

Empatia e atendimento personalizado

Estima-se que 70% da experiência de compra de um consumidor se baseia no modo como ele é tratado. Em tempo de isolamento, a última coisa que o seu cliente vai querer é ser tratado roboticamente e com frieza.

contato redes sociais

Leia atentamente o que seu cliente tem a dizer, humanize o atendimento, se coloque no lugar do seu cliente e de todas as dificuldades que ele está passando e se mantenha disponível para solucionar qualquer possível dúvida.

Perante uma situação de crise, é normal que o cliente tenha mais cautela ao adquirir um produto/serviço, então faça ele se sentir seguro e confiante de que suas necessidades serão atendidas.

Mantenha um cadastro e histórico dos seus clientes

Tenha um banco de dados atualizado contendo as informações essenciais dos seus clientes (nome, e-mail, telefone para contato, etc).


Atualmente o melhor método de fazer esse procedimento é através de um software de gerenciamento de dados, pois através dele, além de manter um banco de dados dos seus clientes é possível também acessar todo o histórico de compras e movimentações, sabendo assim que tipo de produto/serviço ou em qual faixa de preço ele tem mais interesse em consumir, para que deste modo você possa encaminhar promoções personalizadas e mais efetivas.

consulta de clientes


O ERP Office Impresso possui um módulo específico para o gerenciamento de Pessoas, que organiza e facilita esse tipo de trabalho, mantendo todos os registros de informações fornecidas e permitindo também o envio de e-mail em massa para um grupo de pessoas em específico.

Aproveite as Oportunidades

Cada pessoa que segue as redes sociais da sua empresa, assina a newsletter ou entra em contato com você, é uma oportunidade de estabelecer uma relação.

É muito comum o caso de clientes que encaminham mensagens através de redes sociais para saber o valor do produto/preço e o vendedor responde apenas com a informação solicitada. Aproveite a oportunidade, seja simpático e estabeleça um relacionamento com o cliente a partir desse primeiro contato. Se ele perguntou, então há interesse. Informe o valor e então encaminhe mais informações sobre o produto em questão, mostre as vantagens e se possível, casos de clientes que adquiriram e aprovaram. Se você responder apenas com o valor, você deixa em aberto para o seu concorrente oferecer mais do que isso.


Não se esqueça também de coletar informações básicas (normalmente já disponíveis no próprio perfil do cliente) para adicionar essa pessoa à sua base de dados.

Pós-Venda

As principais vantagens de possuir um pós-venda de qualidade é fidelizar os seus clientes e gerar reconhecimento da marca e de produtos.

O cliente é a chave do seu sucesso, faça com que ele se sinta parte da sua empresa, mantendo ele atualizado e interessado no que você tem a oferecer. Mesmo que o consumidor não compre mais nada por agora, em algum momento irá indicar a sua empresa para um colega, caso tenha gostado de como a sua marca trabalha.

CRM

Para saber se você está acertando com eles, crie um canal para feedback e mantenha em mente que as críticas negativas na maioria das vezes servirão de bússola para apontar qual caminho você deve seguir, e que algo na sua empresa precisa mudar.
Não deixe seu cliente esquecer de você ou então pensar que sua empresa só está presente na hora de lucrar. Se possível crie materiais gratuitos como e-books, e-mails com conteúdos focados no tipo de produto que seus compradores consomem ou então referente as datas especiais/comemorativas, isso estreitará os laços com o seu comprador.

Um banco de dados bem preparado também é uma ferramenta importantíssima para realizar um pós-venda mais efetivo, levando em conta que através de cadastros de clientes é possível estabelecer contato com um publico em específico que você pretende atingir na hora de disponibilizar materiais ou encaminhar promoções.

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