Estratégias de negócios para empresas de comunicação visual

Qual o setor mais importante em uma empresa de comunicação visual
Qual o setor mais importante em uma empresa de comunicação visual?
20 de outubro de 2017
Estratégias de negócios para empresas de comunicação visual

Estratégias de negócios para empresas de comunicação visual

A empresa que deseja crescer de forma eficaz deve ser capaz de rever suas estratégias de negócios e buscar meios para se destacar no mercado, o mercado atualmente devido a crescente quantidade de novas empresas e a crise financeira começada em 2008 que ainda tem seus efeitos até hoje, se tornou um ambiente competitivo em que só os mais preparados e dispostos a se preparar irão sobreviver.

Ter uma estratégia de negócios forte é necessário para que se alcance mais resultados, dividimos em 3 categorias de estratégias para simplificar o processo de aplicação na sua empresa.

Estratégias de negócios:

1 – Conheça o mercado:

Já dizia o mestre da estratégia o general Sun Tzu em sua obra “a arte da guerra”( a competição que se encontra o mercado é uma forma de guerra utilizando-se de outras ferramentas, como o marketing por exemplo, por isto recomendamos a leitura), “conhece a ti mesmo e conheça o inimigo”, faça uma avaliação de sua empresa seus pontos fortes e fracos perante aos concorrentes, a ferramenta ideal para este caso é utilizar uma matriz SWOT (pontos fracos, pontos fortes, ameaças, oportunidades) para melhor entender onde sua empresa se encontra.

Depois de conhecer todos os pontos de sua empresa parta para uma análise de concorrência, veja o que seus concorrentes estão fazendo, aplique o que for bom em sua empresa e o que não for descarte.

Analise como seu concorrente se comporta nas redes sociais, sugerimos como estratégia mais avançada a “estratégia do cliente oculto” que consiste em solicitar aos seus concorrentes amostras de serviços sem que ele saiba, para estudar qual o posicionamento da marca, assim avaliando com mais precisão quais os pontos fortes dos seus concorrentes, você irá poder saber no que seu concorrente se destaca, se é preço, qualidade ou atendimento que estão sendo o diferencial deles em relação a sua empresa e estão fazendo com que eles peguem “emprestado” os seus clientes.

Também de ensinamento de Sun Tzu, “Conheça bem o terreno e a vitória será absoluta”:

O terreno neste caso, pode até não ser um campo de batalha como na época do general Sun Tzu, porém o resultado de desrespeitar está regra é o mesmo aniquilação(falência), no mundo dos negócios “conhecer o terreno” pode ser interpretado como entender os desejos e anseios dos consumidores, entender como a concorrência trabalha é fundamental e estar preparado para se adaptar é o único caminho viável para o sucesso.

Fazer um Feedback com os clientes é de vital importância durante e após o processo para saber o que o cliente quer.

Os pontos mais visados pelos clientes geralmente são:

– Tempo: Quanto tempo o serviço leva para ficar pronto.

Qualidade: Diz respeito a qualidade do material, exemplo: Papel, arte e etc.

Atendimento: Um dos pontos chaves para fidelização de clientes, quando o cliente se sente bem tratado e que seus desejos são correspondidos ele tende a procurar a empresa para novos serviços e também tende a fazer a sua recomendação para o círculo social dele.

– Preço: Um ponto complicado, pois cada empresa tem sua maneira de realizar a precificação de seus produtos, o ideal é oferecer “bônus” ao cliente, algum diferencial que não estava previsto no contrato original, assim o cliente fica com a impressão que ganhou mais.

A escolha do diferencial cabe a cada empresa, para algumas pode ser uma quantidade a mais de um produto como um cartão ou então optar por fazer a arte de “graça” se o cliente aceitar fazer uma quantidade maior de alguma peça gráfica.

2 – Organize sua gestão:

O sucesso de uma organização pode ser medido pela forma como a empresa se comunica, desde os “níveis mais baixos” da pirâmide hierárquica de colaboradores até o topo da pirâmide composta por diretores, sócios e acionistas.

Muita coisa mudou desde os primórdios da comunicação visual em que toda a empresa era dividida em setores que funcionavam como uma linha de produção, mas não se comunicavam, os processos foram evoluindo para que se alcance máxima produtividade e resultados.

Está evolução só foi possível graças a criação de novas ferramentas específicas para as necessidades de cada setor, no setor de comunicação visual diversos clientes já abraçaram a inovação de um sistema ERP como o Office impresso em duas empresas.

 

Como um ERP pode ajudar minha empresa?

O sistema ERP Office Impresso garante a segurança, praticidade e a certeza que você irá optar sempre pela melhor decisão na gestão da sua empresa, ele é composto por vários módulos, iremos demonstrar aqui alguns dos principais, mas o convidamos a ver a página com todas as funções do ERP e entrar em contato em caso de dúvidas.

Principais Módulos do ERP Office Impresso:

Gestão da Produção

Controle todas as etapas da produção em tempo real, diminua seus custos e desperdícios e aumente a agilidade de sua equipe.

Acompanhe em tempo real os prazos de entrega na linha de produção, evitando atrasos;

Controle os materiais usados na produção;

Aponte o custo do serviço pelo tempo da produção.

Gestão Financeira Completa

Faça a gestão financeira da sua empresa de forma prática e eficiente com o módulo de Controle Financeiro do ERP Office Impresso

Controle completo do fluxo de caixa da empresa;

Facilidade no planejamento de investimentos;

Gráficos e relatórios para monitoramento.

Controle de Estoque

Rastreie e movimente seus produtos com maior agilidade com o módulo de Controle de Estoque do ERP Office Impresso, garantindo que sua empresa jamais fique sem o que seus clientes procuram.

Controle a quantidade de produtos em estoque;

Separe, organize e movimente os produtos com facilidade;

Rastreie os produtos em estoque por código específico.

Gestão de Compras

Aumente a produtividade na cotação de ofertas e comparativos de compras, buscando a redução de custos e melhores negociações.

Geração de requisições de compra;

Importação de XML da nota fiscal do fornecedor;

Lançamento do faturamento da nota fiscal de compra no financeiro.

Gestão de Vendas

Defina tabelas de preços, gerencie pedidos e visualize a produção em tempo real com o módulo de Controle de Vendas do ERP Office Impresso

Acompanhe pedidos de compra com agilidade e praticidade;

Controle a prestação de serviços e vendas de maneira rápida e intuitiva;

Faça orçamentos e o contabilize seu lucro.

Veja mais funções clicando aqui

 

3 – Investimento

Alcançar mais resultados e ir mais longe exige investimentos, mas não apenas investir por investir, seus esforços e recursos devem ser concentrados de forma estratégica, somente assim você conseguirá se destacar em um mercado muito competitivo de comunicação visual.

Primeiro investimento:

Ferramentas: investir em ferramentas, é o primeiro passo, ferramentas especializadas para cada setor, com as ferramentas certas seus funcionários poderão dar mais resultado, voltamos aqui a recomendar o ERP Office Impresso para garantir que todos os setores se comuniquem e que você saiba exatamente o que está acontecendo na sua empresa.

Propaganda:  Pode parecer irônico, mas muitas empresas realizam a comunicação visual dos seus clientes, porém esquecem de realizar a sua própria comunicação, a propaganda não age apenas para conseguir novos clientes, também é uma forma de melhorar sua imagem com quem já é seu cliente, a propaganda não é apenas mídias sociais, mas também um conjunto de estratégias em várias mídias que juntas fazem sua marca se destacar, uma boa forma de fazer propaganda de sua empresa é postar seus trabalhos para que os clientes e possíveis novos clientes possam ver o que sua empresa tem a oferecer.

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